1834 - 1836: Visconde de Itaboraí

Cronologia Político-administrativa

Joaquim José Rodrigues Torres nasceu no ano de 1802, em Porto de Caxias, município de Itaboraí. Doutor em Matemática, foi ministro e conselheiro do Estado. Exercia o cargo de deputado geral da Província do Rio de Janeiro quando foi nomeado para presidi-la. Permaneceu no cargo no período de agosto de 1834 a abril de 1836.

1835 – Elevação da Vila Real da Praia Grande à condição de cidade com o nome de Niterói e definida como capital provincial, sede de governo da província fluminense.
1835 - Criada a Secretaria da Presidência da Província do Rio de Janeiro.
1835 - Regulamentação da forma de publicação das leis e resoluções decretadas pela Assembléia Legislativa Provincial que não dependiam do presidente da Província.
1835 - Criação da Escola Normal de Niterói.
1835 - Criação da Guarda Policial da Província.
1835 - Regulamentação da vacinação na Província.
1836 – Criação da Esquadra de Pedestres da Província.
1836 - A Assembleia Legislativa Provincial estabelece que a nomeação de oficiais da Guarda Nacional ficaria a cargo do presidente da Província.
1836 - Criação da Diretoria das Obras Públicas da Província e da Escola de Arquitetos e Medidores para fornecer quadros para essa Diretoria.
1836 - Criação do Colégio de Artes e Mecânicas para Órfãos em Niterói.